27.4.10

WPPD 2010 II

No dia 25 de Abril, o PinholeLab (projecto de parceria entre o LAC - Associação Cultural de Lagos e o Núcleo de Fotografia do Instituto Politécnico de Portalegre) celebrou o Dia Mundial de Fotografia Pinhole em Lagos, no LAC, com a abertura de um laboratório fotográfico improvisado e a disponibilização de câmaras fotográficas "pinhole" artesanais para quem quis experimentar e participar no WPPD 2010. Entre sábado e domingo estiveram presentes cerca de vinte e duas pessoas que realizaram dezenas de fotografias "pinhole".
No Sábado, dia 24, no Centro Cultural de Lagos (CCL) e no âmbito da exposição "Lagos através do buraco da agulha", houve um atelier de fotografia estenopeica orientado por Inês Silva (CCL).



Paralelamente, e à semelhança do ano passado, desenvolveu-se uma actividade com uma carrinha de caixa fechada e adaptada para câmara fotográfica estenopeica. Foram realizadas três imagens de grandes dimensões sobre papel positivo directo Agfa Litex.




Ruínas Torralta, 26 min. de exposição, 105 x 310 cm




Nova praça do Infante, 30 min. de exposição, 105 x 290 cm




Muralhas, 26 min. de exposição, 105 x 280 cm

Fomos acompanhados por Paulo Sampaio, de Silves, cujos trabalhos em torno da fotografia "pinhole" recomendamos (podendo ser vistos na sua página pessoal), e que testemunhou, ao longo dos dois dias, as dificuldades, desenvolvimentos e muitas surpresas do processo de realização de imagens de grandes dimensões, habitando como nós, durante largos minutos, o interior de uma câmara fotográfica estenopeica.
O PinholeLab agradece especialmente a Paula Custódio (LAC), Jorge Rocha (LAC), Maria João Alcobia (LAC), e ao Xico (que se estreou no mundo luminoso da fotografia "Pinhole") pelo entusiamo, disponibilidade e envolvimento nas actividades do WPPD, e à Associação Teatro Experimental de Lagos pela cedência da carrinha "pinhole", apoios sem os quais não teria sido possível realizar as imagens de grandes dimensões.

Estas actividades do PinholeLab tiveram o patrocínio do Centro Cultural de Lagos.

imagens: Rui Cambraia e Paulo Sampaio - fotografias da localização da carrinha