11.8.14

Workshop & Exposição em Lagos

O LAC - Laboratório de Actividades Criativas - de Lagos, no âmbito do projecto PinholeLab, promoveu uma actividade de Fotografia Pinhole, entre 24 e 31 de Julho, com um workshop (26 e 27) e uma exposição (31) que estará patente na Galeria LAR durante o mês de Agosto.

WORKSHOP
Esta actividade centrou-se na realização de fotografias pinhole de grandes dimensões com técnicas mistas, privilegiando o experimentalismo e a criatividade.
Numa das salas polivalentes do LAC foi criada uma camera obscura com possibilidade de projecção de uma imagem pinhole a partir do exterior do edifício, espaço que simultaneamente serviu de laboratório fotográfico.

Imagem pinhole projectada nas paredes da sala polivalente do LAC, trasnformada em
camera obscura e laboratório fotográfico (a segunda fotografia foi invertida digitalmente).


Foram realizadas experiências fotográficas e técnicas mistas com câmaras de pequenas dimensões, sobre diversos papeis e películas fotossensíveis. O espaço de trabalho foi dividido em três áreas: zona seca para corte de papel e películas, e manipulação das câmaras pinhole; zona de revelação de pequenos formatos; e zona de revelação de grandes formatos, com três banheiras para os químicos de processamento.



Nota: o caixote do lixo grande, à direita na segunda imagem, é uma câmara pinhole.
Cada banheira levou 20 litros de químico de processamento fotográfico: revelador, banho de paragem e fixador.
Devido à utilização de enormes películas "blue sensitive", a coloração dos líquidos ficou estranhamente alterada.


À semelhança do que aconteceu em 2009, o LAC contou com o apoio do Teatro Experimental de Lagos, cuja camioneta de caixa fechada foi anteriormente adaptada para câmara pinhole de grandes dimensões. O processo de transformação da camioneta pode ser consultado aqui. A camioneta-pinhole permitiu que os participantes no workshop escolhessem o local e o assunto a fotografar na zona de Lagos.
As imagens foram realizadas com película negativa Agfa Blue Sensitive, com cerca de um metro e dez por três metros e quinze, em média.


A primeira das imagens de grandes dimensões a secar, pendurada na nave central do LAC.


No final do workshop foi possível realizar uma positivação por contacto de algumas imagens pinhole de pequenas dimensões - uma vertente pedagógica que também caracteriza as actividades do projecto PinholeLab.
Os trabalhos foram encerrados com um momento de fruição e reflexão em torno do fenómeno da fotografia pinhole, e das suas possibilidades criativas e expressivas.





EXPOSIÇÃO
A quantidade e qualidade dos trabalhos realizados durante o workshop, com pequenas câmaras artesanais e a adaptação de uma camioneta de caixa fechada para câmara pinhole móvel de grandes dimensões, justificou a realização de uma exposição.
Bertílio Martins, Catarina Correia, Gabriel Cambraia, Jorge Pereira e Rui Cambraia, apresentaram o resultado de experiências fotográficas pinhole com técnicas mistas, onde se procurou a conjugação do trabalho artístico de projectos pessoais com a fotografia pinhole, como o recurso à técnica de stencil, ao fotograma e à intervenção química ou plástica sobre papéis e películas fotossensíveis.

Catarina Correia

Bertílio Martins

Jorge Pereira e Rui Cambraia

Jorge Pereira

Bertílio Martins, Catarina Correia, Gabriel Cambraia, Jorge Pereira e Rui Cambraia

Jorge Pereira

Vista parcial do espaço de exposição da Galeria LAR

Positivação por contacto: à esquerda os negativos originais, e à direita a impressão dos positivos.


Para mais informações, por favor contactar o PinholeLab ou o LAC:
pinholelab@gmail.com
lac.associacaocultural@gmail.com